Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

ENERGIA DO AR NOS 4 ELEMENTOS, REPRESENTA A MENTE

ENERGIA DO AR NOS 4 ELEMENTOS, REPRESENTA A MENTE
5 (100%) 12 votos

 

Conecte-se com a energia do ar

 

Os quatro elementos estão presentes na visão de mundo em diversas culturas ancestrais e constituem a base dos distintos saberes da Antiguidade. A medicina Ayurvédica, a Acupuntura, a Astrologia, a Alquimia, a Filosofia clássica, os rituais religiosos, entre outros, giram em torno destas quatro forças da natureza.

Estar em conexão com a terra, a água, o ar e o fogo garante uma melhor compreensão da nossa natureza interna.

Dos elementos, o ar representa a mente, a visão, a consciência, a sabedoria e a criatividade. Conectados com o nosso ar, despertamos a capacidade para meditar e entrar num estado de espírito puro e tranquilo. Uma meditação com incenso pode ajudar você a atingir um nível de calma mental e acessar o seu subconsciente.

 

Uma prática para tranquilizar a mente e acessar o subconsciente

 

Sabemos que cada pessoa tem a sua própria prática. Nosso intuito com esse post é compartilhar uma sugestão de meditação com incenso para você experimentar com os  incensos artesanais e naturais.

Para essa meditação com incenso você vai precisar: um incenso , um isqueiro ou maçarico, um incensário (opcional), uma folha de papel e um lápis (opcional) e um espaço tranquilo para a prática. Veja abaixo um passo a passo:

 

 

1) Prepare o seu espaço para essa meditação com incenso. Se você já possui um cantinho de meditação, ótimo. Caso contrário, busque um espaço onde sinta-se à vontade em sua casa. Se conseguir fazer em um lugar junto à natureza, melhor ainda.

2) Acenda o incenso INCA (veja algumas dicas aqui), deixe-o queimar por dois minutos e apague a chama.

3) Segure-o com a mão ou coloque-o em um incensário (à altura dos olhos), preferencialmente de cerâmica

4) Relaxe o corpo

5) Abstraia-se do mundo exterior

6) Foque-se à fumaça que sai do incenso. Visualize a fumaça atentamente durante o tempo que achar necessário

7) Quando sentir que atingiu um estado de relaxamento, feche os olhos e conecte-se com essa energia

8) Deixe-se levar e veja o que surge em sua mente

 

Não há um tempo específico para essa meditação com incenso. Assim que se sentir mais confortável e relaxado, abra os olhos e sinta o estado de paz em que se encontra. Caso deseje, deixe a folha de papel e lápis ao lado para anotar insights, ideias ou visões que teve.

 

Finalidades da meditação com incenso

 

O objetivo com essa prática é tranquilizar a mente e acessar o subconsciente. Essa meditação com incenso pode ser usada para colaborar com o seu processo de criatividade, despertar a capacidade de redesenho mental e clarear ações em situações de adversidade.

A meditação com incenso vale tanto para o lado pessoal, quanto profissional. É recomendada para pessoas de qualquer idade, independente da religião ou crença espiritual.

Para essa meditação com incenso podem ser usados diversos aromas. O mais recomendado, claro, é aquele que mais lhe agrada. No entanto, caso o objetivo seja despertar a criatividade.

Se a meta for trazer um estado de tranquilidade, indicamos o incenso de Capim Cidreira: um aroma que desperta sensação de calma e de relaxamento.

Os quatro elementos são uma referência em várias obras de expressão literária, plástica e filosófica em muitas culturas e desde há muito tempo. As escrituras sagradas da Índia e a medicina Ayurveda, bem como a medicina tradicional Chinesa são exemplos disso – todas elas defendem que o equilíbrio entre os vários elementos assegura o nosso bem-estar e a nossa boa saúde.

 

4 elementos
Terra | Água | Fogo | Ar

 

O elemento Terra representa a estrutura, a matéria, o corpo físico. A Terra constitui a base que integra todos os elementos pelo que é a fonte de prazer, de suporte. No Tarot é representado pelo naipe de Ouros e é indicativo de alegria, de vontade de viver e experienciar.

Quando dizemos que vamos fazer algo “com os pés assentes na terra” estamos a referir-nos a esta energia, a esta estrutura.

O contato com a natureza é por isso fundamental, seja numa ida à praia ou numa caminhada em que nos colocamos em contacto directo com esta fonte de força e bem-estar que é a natureza e, neste caso, o elemento Terra.

 

 

O elemento Água está relacionado com as emoções, os sentimentos, a partilha de afetos, o poder de regenerar e reproduzir. No Tarot, é representado pelo Naipe de Copas e diz respeito à forma como vivemos e gerimos as emoções, o lado sensível, connosco e com os outros, as relações assumem um papel determinante.

“Deixa fluir…” um conselho tantas vezes transmitido e recebido em situações emocionais, ilustra bem a necessidade de permitir sentir, pois, tal como o curso da água, a emoção é algo que não conseguimos travar mas apenas compreender, para podermos deixar que estes processos contribuam para o nosso crescimento.

O elemento Fogo relaciona-se com a energia que move, a vontade, a conquista e intuição. No Tarot é retratado pelo naipe de Paus, energia que permite transformar e transmutar, determinante para conquistar algo, energia de movimento e expansão.

Ao identificarmos o elemento fogo de forma muito marcada em determinadas pessoas utilizamos a expressão “é um(a) guerreiro(a), ou alguém com muita força”. Praticar actividades no dia a dia que nos dêem prazer, dá-nos vitalidade e energia.

O elemento Ar representa a mente, responsável pelo plano mental, pelos nossos pensamentos e conhecimento. No Tarot é representado pelas Espadas. “ Vai arejar a cabeça”, quem já não ouviu esta expressão?

 

 

O ar é responsável pelo movimento de renovação e quanto mais renovado, maior capacidade funcional tem o plano mental (ideias, criatividade, imaginação). Permitir aceitar novas formas de pensar, ser e estar é fundamental para nos libertarmos do antigo e do que já não nos faz falta.

Apaziguar a mente e “desligar”, ou seja, travar os pensamentos repetidos que não são construtivos é crucial para ter clareza e clarividência.

Estes quatro elementos estão sempre presentes no nosso dia-a-dia, sendo que há momentos e fases da vida que temos que prestar mais atenção a um determinado elemento, pois estará em maior desequilíbrio.

As terapias de Reiki, Numerologia e Leitura de Cartas, cada uma com diferentes métodos, permitem identificar a fase que estamos a ultrapassar e energizar e equilíbrar os elementos necessários essenciais ao nosso bem-estar. Até lá, vamos prestar muita atenção à natureza e à ligação que os quatro elementos têm conosco!

 

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×
%d blogueiros gostam disto: