Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

MASSAGEM TERAPÊUTICA E OS BENEFÍCIOS

MASSAGEM TERAPÊUTICA E OS BENEFÍCIOS
5 (100%) 5 votos

Massagem Terapêutica é uma técnica das mais antigas e eficientes para aliviar as dores do corpo.

 

A massagem terapêutica tem por objetivo proporcionar benefícios ao nosso organismo. É indicada para fazer parte de um tratamento complementar do cancêr, aumentar a flexibilidade, melhorar o tônus muscular e outras variedades de tratamentos, sempre indicada por um profissional de saúde.

Ela é o tipo de massagem que pode ser recebida por pessoas de todas as idades: crianças, adultos, idosos e deficientes físicos. As gestantes também podem fazer, desde que com orientação e liberação médica. Confira agora alguns dos benefícios e das propriedades da massagem terapêutica.

A massagem terapêutica é uma massagem, que é oferecida com o objetivo de obter um benefício terapêutico. Ela difere da massagem de relaxamento. Apesar da massagem terapêutica servir muitas vezes para relaxar, o objetivo final da sessão ou série de sessões não é o relaxamento.

Este tipo de massagem é oferecido a um número de spas e estúdios de massagem, e muitas escolas de massagem ensinar técnicas terapêuticas para os seus alunos.

 

Como é feita a massagem terapêutica


Para iniciar a terapia, o paciente deve estar totalmente relaxado para evitar problemas maiores, como o desalinhamento das linhas das vértebras. Na coluna, a técnica se aplica com objetos de diferentes formatos. Mas também são utilizados mãos, pés e cotovelos. A massagem terapêutica só deve ser aplicada por pessoas especialistas no assunto.

E nada de relacionar a massagem terapêutica como um privilégio de poucas pessoas endinheiradas. Atualmente, terapias como essa não é um luxo, mas sim um tratamento preventivo de saúde, pois essa técnica é uma das mais antigas e eficientes para aliviar as dores do corpo,  equilibrar energias, e principalmente, aliviar as tensões.

 

Quem não pode fazer?


Esse tipo de massagem, como citado anteriormente, é livre para todas as idades, exceto em situações como as de fraturas ósseas, pessoas com infecções, com osteoporose, mulheres grávidas antes dos três meses de gestação ou, após esse período, com liberação médica.

As pessoas que têm hipertensão arterial podem fazer a massagem terapêutica, desde que sejam feitas de forma delicada, para não estimular muito a circulação sanguínea e provocar alterações.

Pessoas de todas as idades podem se beneficiar da massagem terapêutica quando é realizada por um profissional competente e qualificado. Massagem também é adequada para pessoas com deficiência, gestantes e pessoas em tratamento de condições médicas, embora algumas precauções especiais pode precisar de ser tomadas para proteger a saúde do cliente.

Pessoas que não têm certeza sobre a existência se contra indicações ou não sabem que a massagem é apropriada podem consultar os seus prestadores de cuidados médicos para saber se há contra-indicações.

Os benefícios da massagem terapêutica

A massagem terapêutica traz inúmeros benefícios à saúde. Alguns deles são: estimula a circulação sanguínea, elimina as toxinas, combate ao estresse, reduz a ansiedade, combate a depressão, reduz as dores musculares, entre outras incômodos físicos.

Além dos efeitos sobre o corpo, a técnica aumenta a sensação de bem-estar. Ao final de cada sessão, você já sente a diferença. Isso é possível graças ao aumento de substâncias como a dopamina na corrente sanguínea.

 

Por que começar uma massagem?

Imagine um longo dia de pé no chão de cimento, levantando caixas pesadas, ou sentado em uma mesa. Sua volta é matá-lo, há uma dor afiada em seu ombro, e seus templos são latejante. Fadiga, movimentos repetitivos, tensão muscular, ou permanecer em uma posição por um longo período de tempo pode causar ou talvez todos esses sintomas.

É seu corpo da maneira de dizer: “devagar e com calma”. Como você responde a estes sintomas determina como você vai se sentir. E se o seu stress, dor, tensão e fadiga pode ser removido do seu corpo através da massagem terapêutica? Quer ter um? Há muitas razões que uma pessoa pode desejar ou precisar de uma massagem. O exemplo acima inclui 80-90% dos casos, um terapeuta da massagem vê. No entanto, há muitos bons motivos para receber uma massagem.

Reduz a dor lombar e outras dores corporais.

Ajuda a acalmar as crianças e promove a digestão.

Aumenta a amplitude de movimento das articulações.

Diminui a fadiga relacionada com a doença.

Acalma os comportamentos agressivos.

Diminui a depressão e ajuda a promover uma mente saudável.

Ajuda a sua imunidade, aumentando a contagem de células brancas do sangue.

Melhora a recuperação após a cirurgia no pós-operatório.

Alivia doenças relacionadas à idade, distúrbios do sono, e muitos mais problemas emocionais e físicos.

 

Benefícios físicos


Durante a massagem terapêutica, o massagista trabalha a tensão dos músculos rígidos e doloridos, incentivando o seu paciente a relaxar. Isso pode ajudar a pessoa que recebe a massagem em vários níveis: os seus músculos se sentir relaxado e não estão mais doloridos, ele está relaxado e não mais tenso, os músculos e soltar, permitindo uma maior amplitude de movimento.

Um estudo realizado com estudantes universitários de dança demonstraram que os bailarinos tinham melhorado na amplitude de movimento, humor, equilíbrio, postura e um melhor desempenho.

Emocional

Como certos músculos são massageados, as emoções podem ser liberadas. Os movimentos de mistura combinada de calor e com aromaterapia ou levar uma pessoa a relaxar, liberar a tensão. O stress ea tensão é muitas vezes esfregava acabar com qualquer dor ou dores no corpo.

Fisiológicas

Estudos realizados pelo Instituto de Pesquisa Touch na Universidade de Miami mostrou que o sistema imunitário melhorado em crianças que foram massageado diariamente por seus pais; célula das crianças brancas do sangue e as contagens de neutrófilos aumentou. A massagem terapêutica é usada como um tratamento para muitas doenças e durante o período de recuperação após a cirurgia

Conclusão

Uma das principais queixas que levam a procurar os serviços de massagem são as dores nas costas, ocasionadas pela falta de tônus muscular. A principal causa é o estresse e a tensão acumulados, que geram músculos tensos e retesados, provocando consequentemente a dor. Nesse caso, a massagem tem o poder de melhorar tais sintomas por liberar a rigidez das articulações e dos músculos, substituindo por vezes o consumo excessivo de medicamentos.

A prática da massagem também pode ser associada a outras técnicas como a aromaterapia com o uso de óleos essenciais específicos, cromoterapia e musicoterapia, que em conjunto proporcionam benefícios gerais.

Por isso, é importante destacar que o profissional avalie corretamente a queixa do cliente, onde será indicado o tratamento e as técnicas coadjuvantes corretas, visando solucionar o problema em questão.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
%d blogueiros gostam disto: