Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

CANELA-DE-VELHO, UMA PLANTA MILAGROSA CONTRA ARTROSE, ARTRITE E FIBROMIALGIA

CANELA-DE-VELHO, UMA PLANTA MILAGROSA CONTRA ARTROSE, ARTRITE E FIBROMIALGIA
5 (100%) 12 voto[s]

 

 

CANELA-DE-VELHO, UMA PLANTA MILAGROSA CONTRA ARTROSE, ARTRITE,

FIBROMIALGIA, DOENÇA DE CHAGAS E DORES EM GERAL.

 

 

 

A canela-de-velho, Miconia albicans, é uma planta muito comum no Nordeste brasileiro. Pertence ao gênero botânico Miconia, da família Melastomataceae, que tem diversas contribuições na medicina popular. Vale a pena você conhecer e, se tiver alguma inflamação dolorosa, experimentar.

 

De que planta estamos falando?

 

 

A Miconia albicans é uma planta arbustiva (de 0,7 a 3 m de altura) também conhecida como quaresmeira-de-flor-branca, prima das outras quaresmeiras – de flor roxa e rosa – que já conhecemos. Mas, há outras plantas que são conhecidas como canela-de-velho portanto, é importante o nome científico para você saber o que está tomando. Para te ajudar na identificação correta, dê uma lida aqui.

 

Uma outra canela-de-velho é a Cenostigma macrophyllum Tul. var. acuminata ou caneleiro, árvore do Paraná.

A canela-de-velho (Miconia albicans) já é bastante estudada por suas propriedades medicinais e curativas assim como outras plantas do mesmo gênero.

Para além do uso popular já consagrado, você poderá conferir alguns links de estudos científicos sobre essa planta: pela ação analgésica, anti-inflamatória e anti-microbiana.

Seu uso para tratar doenças dolorosas como artrites, artroses e reumatismo tem ampla comprovação nas comunidades tradicionais da região nordeste.
Alguns estudos apontam também as suas propriedades terapêuticas no tratamento do Mal de Chagas pois afeta o Tripanossoma cruzis, causador desta doença.

Descrição da planta

Nome científico: Miconia albicans
Família: Melastomataceae
Nome popular: Canela-de-Velho

Partes usadas: Parte aérea da planta (folhas)

Princípio ativo: Flavonóides e compostos triterpênicos (ácido oleanólico e ácido ursólico)
Propriedades medicinais: Anti-inflamatória, analgésica (anti-nociceptivo), antioxidante, antimutagênica, antimicrobiana, antitumoral, hepatoprotetora, tônica digestiva
Tratamento terapêutico: Artrose, artrite reumatóide, fibromialgia, dores e inflamação das articulações, dores na coluna, bursite, redução de radicais livres, purificação do sangue, reumatismo, tendinite e muito mais.

Benefícios da Canela-de-Velho

1) Diabetes

As pessoas que fazem uso do chá para dores nos ossos, também relataram um alivio nos sintomas causados pela a diabetes, principalmente a fadiga e dores nas pernas (neuropatia).

2) Dores nas articulações em geral

É surpreendentemente eficaz para auxiliar nos tratamentos das doenças das articulações como, artrite, artrose, fibromialgia, bursite, tendinite, dores reumáticas, dores na coluna, dores nos joelhos, hérnia de disco, dor no calcanhar.

A Miconia Albicans tem um efeito poderoso capaz de desinflamar e proteger todas as articulações do corpo, com sua ação anti-inflamatório e analgésico.

3) Disposição sexual

Também é um poderoso estimulante sexual. Pessoas que fazem o uso da canela de velho para dores nas articulações, afirmam que tiveram um aumento no desejo sexual.

 

 

4) Doenças Hepáticas

Ajuda a proteger e tratar os sintomas de problemas no fígado.

A canela de velho contém um componente o “‘acido oleanólico” muito benéfico nos tratamentos de doenças hepáticas abrangendo hepatite aguda e crônica, bem como outras desordens hepáticas.

O chá dor nos ossos, ainda contém propriedades hepatoprotetora por meio de diminuição da necrose de células parenquimatosas do fígado, prevenção da cirrose crônica, fibrose e otimização na regeneração do fígado.

O ácido oleanólico revelou ainda, ação antialérgicas e anti-HIV.

 

5) Problemas Estomacais

O Micônia Albicans contém um composto (ácido ursólico) útil para o tratamento das dores nas articulações sem risco de problemas gástricos.

 

6) Coadjuvante na prevenção e tratamento do Câncer

O ácido ursólico encontrado na erva medicinal “canela de velho”apresenta uma função recentemente comprovada por pesquisadores, foi descoberto que o ácido ursólico é um poderoso inibidor da proliferação das células cancerosas, levando as células malignas á morte.

 

7) Infecção urinária

O chá também é poderoso no tratamento de cistite devido a sua ação antibacteriana, anti-inflamatória, analgésico e antimicrobiano.

 

8) Contribui no tratamento da doença de chagas

A ação antimicrobiana do chá ajuda no tratamento da doença de chagas, atacando diretamente o parasita causador dessa doença o trypanosoma Cruzi.

 

9)  Depurativo do sangue

Ajuda na purificação do sangue, eliminando o acumulo das toxinas através da urina e suor.

 

Uso do chá

O uso do chá de canela-de-velho é eficaz também para tratar dores resultantes de tendinites, torcicolos, bursites e outros processos inflamatórios, especialmente aqueles que são acompanhados de inchaço local.

Receita do chá de canela-de-velho

* Você vai precisar de 15 folhas da planta.
* Coloque as folhas na água (1 litro) e deixe ferver por 30 segundos – você deverá fazer uma decocção leve (quando se ferve a planta junto com a água, por um tempo determinado) – desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar uns minutinhos.
* Coe e tome duas xícaras por dia, antes do almoço e antes do jantar e o sobrante, outras duas xícaras, use para banhar as áreas doloridas. Algumas pessoas indicam que se pode tomar até 3 xícaras ao dia.

Refaça o chá diariamente

Para ter resultado você deverá tomar o chá, diariamente, por pelo menos 30 dias e, segundo as indicações, poderá seguir tomando até por mais 60 dias. Ou seja, o chá de canela-de-velho é um medicamento de uso prolongado e continuado.
O processo de tratamento difere de pessoa para pessoa – algumas pessoas, dependendo do estágio da doença, já obtêm bons resultados (a redução das dores) a curto prazo, 1 semana – porém, seus bons efeitos, para serem continuados, precisam de que você continue usando o chá, tanto para tomar quanto para banhar os locais inflamados e doloridos.

Atenção! Muito cuidado ao comprar a MiconiaAlbicans

ou Canela de velho

Existem 15 espécie de Miconia Albicas ou Canela de velho, onde 4 delas são extremamente tóxicas aos rins, dentre as 11 consideradas boas ou não tóxicas apenas uma pode trazer todos os benefícios citados, por ser 10 vezes mais poderoso na sua ação anti-inflamatória e no combate as dores nas articulações.

Seja bem Rigoroso ao escolher o local de compra da erva! Afinal é a sua saúde!

Verifique se as folhas da erva estão com mofo.

As folhas em seu estado natural contém água, e se elas não foram secas e ou guardadas de forma adequada a proliferação de mofo e fungos pode ocorrer.

É comum encontrar a erva canela de velho sendo seca de forma inadequada ao sol, expostas a excrementos de insetos e poeira.

 

Saiba mais sobre outras formas de aplicações da canela de velho para acabar com as dores nas articulações

 

Argila e Miconia Albacans ou chá dor nos ossos:

Prepare uma infusão forte (para isso utilize o dobro da rasura indicado. Serão 2 colheres de (chá) da canela de velho em rasura para 200 ml de água fervente deixe descansar abafado, depois de frio, acrescente algumas pedras de gelo.

Umedeça a argila com o chá forte, fazendo uma pasta e coloque no local da dor que esteja sem ferimento na pele, como ombro, joelho, tornozelo, mão, coluna, juntas, etc…

É um complemento surpreendente para a retirada mais rápida das dores nas articulações.

Mas lembre-se que é apenas complementar, você ainda deve ingerir o chá também, como foi indicado antes!

A aplicação da argila na parte afetada não deve ultrapassar 2 horas. Após lave com água corrente retirando toda argila.

 

Banhos:

Prepare um chá forte para ser misturado com a água do banho para todo o corpo, após o banho não secar, apenas envolva num lençol escuro, para não correr o risco de manchar.

 

Cataplasma:

É feita uma massa com a farinha de mandioca eo chá forte de canela de velho ainda quente, envolva a massa em um pano fino e aplique sobre a pele (sem ferimentos).

Atenção! Cuidado com a temperatura, pois o cataplasma tem a função de diminuir a dor e não provocar queimaduras.

Informações sobre a erva medicinal:

Nome popular: Canela de velho, Chá para dores nos ossos ou ainda chá milagroso.

Nome científico: Miconia Albicans

Partes utilizadas: Folhas, ramos e flores

Sinonímia popular: Folha branca

Sinonímia cientifica: Melastoma Albicans Sw.

Família: Melastomatacease

Partes usadas: Folhas

Principio Ativo: Flavonoides, Composto Triterpênicos (ácido ursólico e ácido oleanólico).

Propriedade Terapêutica: Antioxidante, antimutagênica, anti-inflamatória, tônica digestiva, antimicrobiana, anti tumoral, hepatoprotetora.

Sugestão de uso: Auxiliar na redução da inflamação e dores nas articulações, redução de radicais livres e purificação do sangue.

 

Importante! Esse artigo é apenas informativo. Consulte sempre os profissionais da saúde e alimentação com regularidade.

 

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×
%d blogueiros gostam disto: