Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

ÓLEO DE SÂNDALO, OS BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES

ÓLEO DE SÂNDALO, OS BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES
5 (100%) 32 votos

 

 

 

Sândalo (Santalum album) uma árvore medicinal cuja madeira da casca é rica em propriedades medicinais. Popularmente, também é conhecido como sândalo-branco, sândalo-indígena, indian sandalwood (inglês), chandan (sânscrito), dentre outros nomes populares. Pertence à família Santalaceae.

 

Benefícios e Propriedades Medicinais do Óleo de Sândalo

 

óleo de sândalo

 

O sândalo produz um efeito refrescante na mente e no corpo. Acredita que o uso aumenta a inteligência, a intuição e a meditação. O óleo essencial aplicado na testa e massageado possui efeitos calmantes, aumentando a capacidade de concentração e meditação e concentração.

Quando aplicado externamente no pescoço, ajuda a amenizar dores de garganta. O óleo de sândalo, quando inalado, age como um afrodisíaco, diminui os sintomas depressivos, reduz a fadiga e trata tosses. A madeira do sândalo pode ser queimada como um incenso.

As propriedades medicinais da madeira incluem ação adstringente, afrodisíaca, antibacteriana, antidepressiva, anti-inflamatória, antisséptica, aromática, expectorante, sedativa e tônica estomacal. Outros usos tradicionais do sândalo incluem sua utilização no tratamento de bronquite, cistite, cólera, febre, gonorreia, infecções urinárias, infertilidade feminina e masculina, tuberculose, úlceras, dentre outras condições de saúde.

Também pode ser usado como água-de-colônia, loção pós-barba e perfume, que possui aroma muito agradável. A pasta aplicada entre as sobrancelhas alivia a sensação de calor.

 

óleo de sândalo

Benefícios do Óleo de Sândalo Para Saúde da Pele:

O Óleo de Sândalo é muito utilizado por ter propriedades que limpam a pele. Ele também age como um cicatrizante e acalma sua pele de irritações.

 

Benefícios do Óleo de Sândalo Contra Infecções:

O Óleo de Sândalo ainda é popular por reduzir a inflamação e erupções da pele. Além disso, Sua propriedade não-pegajosa é útil contra infecções de todos os tipos.

 

Benefícios do Óleo de Sândalo Contra o Envelhecimento:

Sabemos que não é fácil prevenir o envelhecimento precoce da pele. Com a idade, nossa pele começa a mostrar sinais de envelhecimento. Entretanto, o uso do Óleo de Sândalo pode ajudar a prevenir esta condição.

 

Benefícios do Óleo de Sândalo Contra Inflamações:

O Óleo de Sândalo tem uma natureza anti-inflamatória. Essa natureza anti-inflamatória ajuda no alívio à inflamação internas no corpo. Além disso, este óleo é de grande utilidade na cura de problemas do sistema nervoso.

Benefícios do Óleo de Sândalo Para Saúde Muscular:

Utilizar o Óleo de Sândalo pode ajudar no relaxamento dos músculos, causados pelo um estilo de vida sedentário. E isso funciona não só no nível externo, mas também é incrível para acalmar as paredes musculares internas e canais no nariz.

 

Benefício do Óleo de Sândalo por Conter Propriedades Antiespasmódico:

O Óleo de Sândalo ainda é conhecido por ser propriedade antiespasmódico. Esta propriedade também ajuda a melhorar a saúde dos músculos. Ele funciona em suas fibras musculares, vasos sanguíneos, relaxando-os e, eventualmente, pondo fim aos espasmos graves.

 

Benefícios do Óleo de Sândalo Usado Como Antisséptico:

O Óleo de Sândalo é utilizado a muito tempo devido a sua propriedade antisséptica. Essa propriedade é de suma importância para prevenir lesões, manchas e até mesmo lesões.

 

Benefícios do Óleo de Sândalo Para Saúde Renal:

Como você já deve saber, O Óleo de Sândalo pode até mesmo reduzir a dor em seu sistema excretor e induzir um efeito de resfriamento sobre o mesmo. Assim, a passagem da urina torna-se mais fácil, a quantidade de urina é aumentada, e a frequência de micção é aumentada consideravelmente.

 

Benefícios do Óleo de Sândalo Para Controlar a Pressão Arterial:

O Óleo de Sândalo é embalado com substâncias hipotensos e, portanto, pode regular a sua pressão arterial quando consumida em líquidos, como água ou leite. Então, utilize este óleo internamente para reduzir o risco de hipertensão.

 

Benefícios do Óleo de Sândalo Contra o Odor Corporal:

O belo aroma do Sândalo faz deste óleo uma parte indispensável para marcas de perfumes. Ele é principalmente combinado com produtos de cuidados da pele, cabelo e desodorantes que combatem o mau odor corporal.

 

Benefícios do Óleo de Sândalo Para Saúde das Crianças:

Nem todos os óleos essenciais são seguros para a saúde das crianças. Mas quando é o Óleo de Sândalo, você pode usar sem medo. Isso porque esse óleo não prejudica a saúde dos pequenos e assim, tem um efeito calmante para seus neurônios.

 

Benefícios do Óleo de Sândalo Para Combater a Ansiedade:

Tendo propriedade sedativa, o Óleo de Sândalo também tem um efeito calmante sobre o seu sistema nervoso. Ele ainda ajuda a eliminar a tensão, agitação, medo, relaxando seus nervos. Desta forma, experimentamos uma melhor visão e foco em nossos trabalhos.

 

Benefícios do Óleo de Sândalo Contra Infecções Virais:

O Óleo de Sândalo também é conhecido por ser eficaz contra resfriado, gripe e tosse, ou qualquer outra infecção viral. Além disso, ele é muito fácil de usar, então, use-o e aproveite seus benefícios.

O Óleo de Sândalo é excelente para massagens;
O Óleo de Sândalo melhora a circulação sanguínea;
O Óleo de Sândalo melhora o humor;
O Óleo de Sândalo impulsiona a imunidade;
O Óleo de Sândalo é eficaz para saúde dos nervos;
O Óleo de Sândalo ajuda a combater dores comuns;
O Óleo de Sândalo melhora o sistema digestivo.

Contraindicações e efeitos colaterais do sândalo

O uso é contraindicado em casos de deficiência extrema. O seu óleo essencial só deve deve ser utilizado interiormente em dosagens mínimas recomendadas por um profissional de saúde.

História e curiosidades

 

Sândalo

 

O Santalum album é nativo da Ásia e demora aproximadamente 40 anos para se desenvolver. Para que o óleo essencial seja produzido, a árvore precisa ser cortada muito rente ao solo. Isso faz com que muitas árvores de sândalo sejam dizimadas e a sua madeira tenha um custo elevado. Quando a madeira é cortada, possui uma coloração amarelada que se torna mais escura com o passar do tempo.

Quando ressecada não se racha e, desta forma, é muito fácil de ser usada na carpintaria, além de ser dura e resistente.

Na Índia, a árvore é considerada sagrada e o governo a declarou como propriedade nacional para que seja preservada contra o extrativismo ilegal. Muitos templos na Índia, Birmânia (Myanmar) e China são construídas essa madeira. Na Índia, é usada em cremações e como proteção contra mal. Devotos de Shiva e Vishnu aplicam sua pasta entre as sobrancelhas. A madeira ainda é utilizada na fabricação de caixas, esculturas, pentes e outros objetos.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
%d blogueiros gostam disto: