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COMO COMEÇAR A MEDITAR? NAMASTÊ E GRATIDÃO

COMO COMEÇAR A MEDITAR? NAMASTÊ E GRATIDÃO
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Muitos são os motivos que levam uma pessoa a querer meditar. Há quem pense que isso não funciona, mas a verdade é que traz muitos benefícios para a vida de um indivíduo, proporcionando, inclusive, maior autoconhecimento. Mas, como começar a meditar? É isso que você vai aprender aqui.

Antes de começarmos a falar sobre como começar a meditar, pense no que você pretende com isso. Que vantagens você quer proporcionar a si mesmo, ou a outras pessoas a partir da meditação? Bom, saiba que, independentemente de quais forem os seus objetivos, a meditação vai te ajudar a alcançá-los.

 

Como começar a meditar

 

Meditar não é só ficar parado, de olhos fechados, como todo mundo pensa. Inclusive, nem de olhos fechados você precisa estar, em certos casos.

Isso porque há diferentes tipos de meditação, e, para que você descubra qual deles funciona melhor com você, o ideal é que faça um teste para descobrir.

Você deve estar se perguntando “Como é que vou saber quais tipos de meditação existem?” Bom, você veio ao lugar certo! A seguir, confira diferentes formas de meditar, e experimente.

 

Concentração

 

 

Para conseguir meditar dessa maneira, você vai precisar se esforçar. Não é fácil manter a concentração em um único ponto. Na primeira tentativa, talvez seja quase impossível, mas com prática, isso vai ficando mais fácil.

Tente ficar focado nos movimentos do relógio, em um ponto na parede, no barulho da chuva ou em qualquer outra coisa que esteja a sua frente no momento. E lembre-se de não desistir logo de primeira.

 

Atento à sua respiração

 

 

Há quem diga que esse tipo de meditação é mais fácil, porque você usa sua própria respiração como ponto de partida para exercitar a concentração.

Inspire e expire lentamente, sempre prestando atenção nos movimentos feitos pelo seu corpo durante esse processo. Depois, vá mudando a velocidade com que isso acontece, você pode soltar o ar em dois tempos, por exemplo.

No entanto, você não pode respirar pela boca. Sua respiração deve ser exclusivamente nasal nesse tipo de meditação.

 

Esteja em um ambiente calmo

 

 

Ninguém consegue meditar em um lugar onde há muito barulho e pessoas passando o tempo todo. Isso até afeta a energia do ambiente, que precisa estar o mais calmo possível.

Procure estar em um cômodo vazio, tranquilo. Isso facilita sua concentração em uma coisa só. Além disso, não pense que meditar de qualquer jeito vai te ajudar. É preciso manter a postura.

Sente-se de pernas cruzadas, como um índio, e fique com a coluna reta. Muita gente não sabe, mas isso facilita a nossa respiração, pois alivia o diafragma.

Pode ser que você venha a sentir sono, inclusive, e com o tempo, vai perceber também que a meditação vai te ajudar a ter noites melhores nesse sentido. Ainda que você distraia com o pensamento longe, retome a concentração.

O mesmo vale se sentir vontade de coçar a cabeça ou qualquer outra coisa. O importante é se manter focado, e depois com o tempo, aproveitar os benefícios que isso vai te trazer. Agora que você sabe como começar a meditar, não espere mais para tentar!

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