Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

OS SEGREDOS DA LONGEVIDADE-EXPECTATIVA DE VIDA

OS SEGREDOS DA LONGEVIDADE-EXPECTATIVA DE VIDA
5 (100%) 9 votos

ESTUDO COMPROVA OS SEGREDOS DA LONGEVIDADE

 

Hábitos saudáveis não são desconhecidos da maioria das pessoas hoje em dia. Difícil mesmo é encontrar quem tenha todos eles incorporados à própria rotina.

De acordo com uma pesquisa recente, mais do que proporcionar uma vida mais saudável, adotar bons hábitos podem prolongá-la mais de uma década. Os resultados foram publicados na revista Circulation, da Associação Americana do Coração (AHA).

O grupo de pesquisadores, liderados pela Dra. Yanping Li, do departamento de Nutrição de Harvard (EUA), analisou dados históricos de mais de 123,2 mil homens e mulheres entre 1980 e 2014, nos Estados Unidos. O objetivo era entender o quanto a adoção de cinco hábitos benéficos para a saúde – aos quais a pesquisa se refere como “fatores de estilo de vida de baixo risco” – aumentaria a expectativa de vida de uma pessoa.

 

OS SEGREDOS DA LONGEVIDADE

 

QUAIS OS HÁBITOS SAUDÁVEIS PARA A LONGEVIDADE?

 

Os hábitos são os seguintes:

  • Não fumar cigarro
  • Ter uma dieta balanceada
  • Manter um IMC (índice de massa corporal) considerado saudável, entre 18,5 e 24,9 kg/m²
  • Manter um ritmo de 30 minutos diários de exercício moderado a intenso
  • Ingestão moderada de álcool (por exemplo, até cerca de uma taça de vinho de 148 ml por dia para as mulheres, ou até duas taças para os homens
  • Dieta rica em frutas, legumes e grãos integrais e pobre em carne vermelha, gorduras saturadas e açúcar.

Ao calcularem a expectativa de vida média dos participantes, perceberam uma diferença drástica entre quem mantinha os cinco hábitos saudáveis e quem não. Para os participantes do estudo que não adotaram nenhum dos fatores de estilo de vida de baixo risco, por exemplo, os pesquisadores estimaram que a expectativa de vida aos 50 anos era de mais 29 anos para as mulheres e 25,5 anos para os homens.

Mas para aqueles que adotaram todos os cinco fatores de baixo risco, a expectativa de vida aos 50 anos foi projetada para mais 43,1 anos para as mulheres e 37,6 anos para os homens. Em outras palavras, as mulheres que mantiveram todos os cinco hábitos ganharam, em média, 14 anos de vida, e os homens ganharam 12 anos, em comparação com aqueles que não preservaram hábitos saudáveis.

OS SEGREDOS DA LONGEVIDADE

ESTUDO COM A POPULAÇÃO AMERICANA

 

O estudo se concentrou na população americana, mas os autores dizem que as descobertas se aplicam a grande parte do mundo ocidental. “Este estudo ressalta a importância de seguir hábitos de vida saudáveis para melhorar a longevidade na população”, disse Frank Hu, presidente do Departamento de Nutrição da Harvard ChanSchool .  No entanto, a adesão a essas práticas é muito baixa.

O estudo ainda comparou cada um dos hábitos está relacionado a fatores que contribuem para a prevenção de doenças como câncer, diabetes ou de ordem cardiovascular.

Por exemplo: “Fumar é um fator independente de risco para câncer, diabetes, doença cardiovascular”, diz o estudo. “Um padrão saudável de dieta , tem sido associado a riscos mais baixos de morbidades e mortalidade por diabetes, doenças cardiovasculares, câncer e doenças neurodegenerativas” como Parkinson, Huntington ou Alzheimer.

A realização de atividades físicas associada a controle de peso também ajuda a reduzir diabetes, riscos associados a doenças cardiovasculares e câncer de mama. Quanto a consumo de álcool, os pesquisadores observam que, embora não exista um estudo que relacione o consumo de álcool a doenças crônicas a longo prazo, o consumo moderado de bebidas está associado a benefícios cardiovasculares em uma série de trabalhos.

 Os pesquisadores buscavam entender por que a população americana tinha uma expectativa de vida mais baixa na comparação com outros países de mesmo nível econômico. Nos EUA, de acordo com os pesquisadores, apenas 5% da população seguiam os cinco hábitos relacionados no estudo.

A expectativa de vida, indicador formado pela média gerada de dados históricos de mortes por sexo e região, é usada em diversos outros parâmetros que medem a qualidade de vida em um país.

 

 

OS SEGREDOS DA LONGEVIDADE

EXPECTATIVA DE VIDA NO MUNDO

 

No mundo, a média de expectativa de vida ao nascer é de 71,4 anos, segundo dados de 2015 da OMS (Organização Mundial da Saúde), sendo 69,1 anos para homens e 73,7 anos entre mulheres.

Estados Unidos, a expectativa média é de 79,3 anos (76,9 entre homens; e 81,6, mulheres).

França a média para ambos  é de 82,4 anos; e no Japão, de 83,7 anos.

Brasil, a média de expectativa de vida ao nascer era de 75 anos em 2015, sendo 71,4 anos para homens e 78,7 anos para mulheres.

 

LONGEVIDADE

 

OS SEGREDOS DA LONGEVIDADE

 

O estudo concluiu que a adoção de um estilo de vida mais saudável, contemplando os cinco hábitos citados, poderiam “reduzir substancialmente a mortalidade prematura e prolongar a expectativa de vida entre americanos adultos”.

Comparando grupos de pessoas que mantinham os cinco hábitos e pessoas que não cumpriam nenhum deles, os pesquisadores chegaram ao dado de que o grupo saudável tem uma expectativa de vida de 12 anos a mais entre homens e 14 anos extras entre mulheres.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
%d blogueiros gostam disto: