Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

OS 3 TIPOS DE TESOURO – BUDISMO

OS 3 TIPOS DE TESOURO – BUDISMO
5 (100%) 7 votos

A HISTÓRIA E OS 3 TIPOS DE TESOURO

 

Tesouro segundo o Budismo – Nitiren escreveu essa carta para Shijo Kingo em 11 de setembro de 1277 no Monte Minobu. Nitiren Daishonin fala sobre o tesouro do cofre, do corpo e do coração. Alguns meses antes, no mês de junho, aconteceu um debate entre um discípulo de Nitiren e um Bonzo. Isso causou diversos problemas com seu lorde que, inclusive, confiscou suas terras.

Quando esta carta foi escrita, Kingo já havia reconquistado a confiança de seu lorde e isso havia despertado grande inveja dos outros.

 

 

Neste trecho da escritura, Nitiren explica que é mais importante viver uma vida de significado do que viver muitos anos sem dar valor a ela. No budismo aprendemos sempre que nossa vida é o tesouro mais valioso que temos e, por isso, é importante vivermos de forma plena, registrando uma história de felicidade e fazendo a diferença na vida das outras pessoas.

Para sabermos como viver esta vida tão preciosa, Nitiren apresenta nesta escritura os três tipos de tesouro, que se refere à visão e às atitudes que devemos ter em nossas próprias vidas.

 

Os três tipos de tesouro

 

1 – TESOURO DO COFRE – representa a riqueza material. O dinheiro é uma condição necessária, mas não suficiente para a felicidade;

2 – TESOURO DO CORPO – representa a saúde e também a capacidade. É muito importante cuidarmos da saúde e estarmos atentos para aprimorar cada dia mais as nossas habilidades. Mas somente este tesouro também não traz felicidade;

3 – TESOURO DO CORAÇÃO – representa os sentimentos mais puros e nobres que desenvolvemos em nossas vidas, como amor, amizade, integridade, justiça, honestidade, entre outros. Podemos dizer que são considerados tesouros do coração tudo aquilo que fazemos pela felicidade dos outros ou mesmo para nos tornarmos um ser humano melhor.

“Manifestar” o tesouro do cofre e o do corpo são muito importantes na vida diária, de acordo com este princípio, porém são causos efêmeros, condições passageiras na vida das pessoas. É de suma importância acumular e manifestar o tesouro do coração em todos os momentos da vida.

 

Mas como manifestar o tesouro do coração?

 

 

O “tesouro do coração” acumulado por meio das ações da prática da fé com o forte desejo de felicidade das outras pessoas evidencia-se em boa sorte e os benefícios que não desaparecerão pelas três existências da vida. É por existir o “tesouro do coração” que o “tesouro do cofre” e o “tesouro do coração” podem ser evidenciados ao máximo em prol da vitória da vida.

É por esta razão que Daishonin enfatiza nesta passagem do escrito a importância de se acumular na vida o “tesouro do coração” mais do que os demais.

No budismo Nitiren, é possível manifestar a todo momento esse tesouro, por meio da recitação do mantra Nam Myoho Renge Kyo. Podem ser outras meditações e/ou orações à própria escolha.

Na sociedade atual, cujos valores são incertos e até invertidos, os tesouros do cofre e do corpo são sempre evidenciados, seja pela mídia ou pelas pessoas de convívio. No entanto, o tesouro do coração deve ser manifestado e “utilizado” para que a diferença aconteça, de fato, em toda a sociedade.

 

Recomendamos os artigos:

FRASES DO BUDISMO

BUDISMO – COMO ACABAR COM O SOFRIMENTO

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

×
%d blogueiros gostam disto: